Tal como nós, os gatos podem perder o apetite quando estão doentes. Ao contrário de nós, os gatos não toleram períodos de nutrição inadequada, por muito curtos que sejam.
É importante reconhecer sinais de doença precocemente, especialmente quando um gato não está a comer.
Deve levar o seu gato ao veterinário imediatamente, se se tratar de um gato adulto que não tenha comido durante mais de 24 horas, ou durante 12 horas se se tratar de um gatinho com menos de 6 semanas. Marque uma consulta no seu veterinário se tal acontecer.
Se o seu gato tiver perdido peso sem qualquer razão aparente, é aconselhável levá-lo ao veterinário. Mesmo que não se tenha apercebido disso, o seu gato talvez esteja a comer menos do que antes, o que é difícil de avaliar se só encher a taça quando esta começa a ficar vazia e se não monitorizar a quantidade que o gato come por dia. Tenha em atenção que mesmo uma pequena perda de peso pode ser significativa e um sinal de uma condição crónica.
Os gatos necessitam de mais proteína e de aminoácidos específicos — entre outros requisitos nutricionais — em comparação com outros animais. Isto porque são carnívoros obrigatórios e todo o seu sistema gastrointestinal está adaptado para isso.
Se o gato não ingerir alimentos em quantidade suficiente durante um período prolongado, isso pode causar:
Se não comerem, os gatos podem perder peso rapidamente. Uma mudança no peso corporal de mais de 0,5% para 2% numa semana pode ser motivo de preocupação, mesmo em gatos obesos.
Isto deve-se ao facto de a perda de peso não explicada poder indicar uma doença subjacente. Na verdade, a perda de peso não explicada em gatos é um sinal conhecido de condições como:
Uma nutrição comprometida combinada com uma doença subjacente gera uma situação complicada. É mais difícil ajudar os gatos a recuperar da doença quando o seu corpo não tem o combustível necessário para uma convalescença adequada. É por isso que muitos veterinários recomendam um reforço nutricional aos pacientes felinos que perderam peso porque recusam comer.
Também existem medicamentos seguros e convenientes que um veterinário pode prescrever para ajudar. Embora conseguir que o seu gato volte a comer por ele seja um bom primeiro passo, o objetivo final é fazer com que ele volte ao seu peso ideal — e mantenha o seu peso ideal a longo prazo. Ligue para o seu veterinário para marcar uma consulta ou, se ainda não tiver um veterinário, saiba mais sobre como encontrar uma Clínica Cat Friendly e tornar a visita ao veterinário algo mais fácil. Se hesitar em levar o seu gato ao veterinário devido ao stress que pode trazer ao gato, marque uma consulta por vídeo como passo inicial, muitos veterinários, agora, oferecem este serviço.