Geralmente, gatos saudáveis que não sentem stress em casa comem a sua comida e têm um comportamento regular em relação à alimentação. No entanto, existem alguns motivos pelos quais o seu gato se pode tornar mais exigente no momento de comer:
Qualquer alteração no ambiente do seu gato pode fazer com que ele se sinta stressado, o que pode fazer com que ele não coma.
Para ajudar a evitar o stress:
Há algumas pequenas alterações que podem ajudar a espicaçar o seu gato a comer, que incluem o seguinte:
É importante que o seu gato mantenha o peso ideal para se manter saudável. A pesagem regular é uma boa forma de garantir que o seu gato permanece no peso ideal. Ganhar ou perder peso pode ser um sinal de problemas de saúde. Se o seu gato estiver a perder peso de forma não intencional, mesmo que não tenha detetado nenhuma alteração no comportamento normal de alimentação, pode ser um sinal de doença subjacente e deve consultar o seu veterinário.
É importante identificar qualquer alteração nos hábitos alimentares dos seus gatos o mais rapidamente possível, pois as alterações na alimentação podem ser uma indicação de outros problemas, tais como problemas dentários, problemas digestivos ou uma condição médica mais grave.
Os gatos têm necessidades alimentares únicas e não toleram nem mesmo breves períodos de subnutrição. Se o seu gato se recusar a comer durante mais de 24 horas, ou apenas 12 horas caso se trate de um gatinho com menos de 6 semanas, isso pode ser indicativo de que o seu gato está doente, sendo aconselhável ser examinado pelo seu veterinário.
Além disso, se o seu gato tiver perdido peso sem quaisquer sinais reconhecíveis, é aconselhável levar o seu gato ao veterinário o mais rapidamente possível. Pode não se aperceber que o seu gato começou a comer menos quantidade de comida, por exemplo, porque costuma encher a taça quando esta começa a ficar vazia e não monitoriza a quantidade de comida que o seu gato come por dia. Uma pequena perda de peso pode ser significativa e um sinal de uma condição crónica.